BEM VINDAS MENINAS AO MEU BLOG, ME CHAMO VIVIANE ELIAS, TENHO 35 ANOS, SOU CASADA MAE DE QUATRO FILHOS,THAISA 16 ANOS, JESSICA 15 ANOS, GUSTAVO 13 ANOS E A LARISSA QUE TEM SOMENTE 2 ANOS E4 MESES.EU TINHA ANTIGAMENTE UM EMPREGO FORMAL DE SEGUNDA A SABADO COM TODAS AS ROTINAS CHATAS E ESSENCIAIS DE NOSSAS VIDAS, MAS COM A CHEGADA DA LARISSINHA E TENDO DIFICULDADES DE ENCONTRAR BABA OU ESCOLINHA PRA ELA, RESOLVI ME ESPECIALIZAR EM OUTRA PROFISSAO ONDE EU PUDESSE TER MEU DINHEIRO E CUIDAR DA MINHA FILHA.E POR SER UMA ROEDORA ASSIDUA DA MINHA UNHA, TINHA UMA MANICURE QUE SUMIU,ONDE COM ELA EU COLOCAVA AS POSTIÇAS DA FINGR'S, AS POSTIÇAS NORMAIS, AQUELAS QUE SE COLA SOBRE A UNHA TODA, E COMO MINHA MANICURE TEM PROBLEMAS RENAIS E SUMIU, MORO EM UM CONDOMINIO ONDE NAO TINHA NADA DESSE TIPO,RESOLVIR ESTUDAR SOBRE. A PRINCIPIO TINHA INTENÇÃO DE FAZER MÃO E PE NORMAL COMO QUALQUER MANICURE,MAS AO CHEGAR NO LOCAL QUE MINISTRA OS CURSOS CONHECI OS METODOS DE ALONGAMENTO DE UNHAS,ONDE RECEBEMOS O NOME DE DESIGN DE UNHAS AMEI,ACHEI FASHION E RESOLVI FAZER TODAS AS TECNICAS QUE ELES APLICAVAM.HOJE APOS 2 ANOS QUE ME ESPECIALIZEI AMO O QUE FAÇO, NAO ME IMAGINO FAZENDO OUTRA COISA E O QUE MAIS ME DEIXAR FELIZ O PODER GANHAR MEU PAO E CUIDAR DA MINHA PRINCESINHA...TENHO PROMOÇÕES DE SEGUNDA A QUARTA, PACOTES ONDE A TERCEIRA MANUTENÇÃO E GRATIS, E SE VC ME INDICAR TRES AMIGAS E AS TRES FIZEREM VC GANHAR APLICAÇÃO DA SUA TECNICA PREFERIDA .PACOTES PRA FAMILIA ONDE SE TIVER DUAS OU MAIS PESSOAS NA CASA QUE FAÇA NO MESMO DIA A PRIMEIRA MANUTENÇAO DE QUEM ENTROU EM CONTATO EH GRATUITA,ME PROCURE, MARQUE SUA DATA,PREÇOS ACESSIVEIS, ABAIXO DO MERCADO....EH INCRIVEL COMO ESSA AREA DE BELEZA CATIVA E SURPREENDE A CADA DIA QUE PASSA, ATENDENDO PEDIDOS DE CLIENTES DE ACRIGEIS DENTRE OUTRAS RESOLVI ESTUDAR OUTRAS AREAS E AGORA TBM ATENDENDO A DOMICILIO, COM O MESMO CARINHO E A MESMA RESPONSABILIDADE DE SEMPRE MAS NA AREA MAIS FASCINANTE QUE CONHECI, AS PROGRESSIVAS, ELAS SAO FANTASTICAS E ME FASCINA VER A ALEGRIA DAS MENINAS AO DEIXAR DE TER UM CABELO ONDULADO,CRESPO, PESADO, A UM LINDO CABELO LISO,LEVE E SEM VOLUME....AMO ESSA AREA ,ACHO QUE NASCI PRA ISSO, TENHO QUE AGRADECER A LARISSA POR ISSO E MEU MAIOR E ETERNO AMOR, MEU MARIDAO, POIS SEM A COMPREENSAO DELE E SEM O APOIO EU NAO SERIA E NAO ESTARIA AQUI....AMOR TE AMO ALEM DA VIDA, TE AMO ALEM DO AMOR....

sábado, 23 de junho de 2012

Semiologia das Unhas- Por Bruno Melo Fernandes Estudante de Graduação em Medicina da UFPB


As unhas são lâminas de citoqueratina que se originam na matriz ungueal, a qual é a porção posterior da unha, que se encontra recoberta por uma dobra de pele e cutícula. Além da matriz, devemos considerar os seguintes componentes das unhas: lúnula, eponíquio, lâmina ungueal, leito ungueal e hiponíquio. As unhas são constituídas de epiderme em todas as suas camadas, com exceção da granulosa.
A espessura normal das unhas varia entre 0,5 a 0,75 mm, com crescimento de cerca de 0,5 a 1,2 mm por semana. As unhas dos quirodáctilos crescem muito mais rapidamente que as unhas dos pododáctilos: a unha do polegar cresce cerca de 0,095 mm por dia, enquanto a unha do hálux cresce cerca de 0,006 mm por dia. Tanto a espessura quanto o crescimento da unha podem ser alterados por processos patológicos locais e sistêmicos.
As unhas são os anexos da pele que melhor refletem processos patológicos. Por isso, o exame ungueal é parte obrigatória e essencial do exame físico geral e da pele do paciente. Em relação à semiologia das unhas, os principais aspectos analisados são a forma ou configuração da unha, a forma de implantação, a espessura, a superfície, a consistência, o brilho e a coloração.
Em relação a todas essas características, como seria então uma unha normal?
A unha normal se implanta formando um ângulo menor que 160º, apresentando uma curvatura lateral nítida e uma superfície lisa. É brilhante, tem cor róseo-avermelhada, e espessura e consistência firmes.
As unhas dos pés possuem constituição mais variada, e ocasionalmente fogem da descrição acima.
Devem-se examinar todas as unhas das mãos e pés e, também, ao redor das unhas. As alterações ungueais causada por doenças sistêmicas ou por outras injúrias sistêmicas, como as reações medicamentosas, podem ocorrer devido às anormalidades da matriz ou vasculares. Entretanto, outras alterações podem ser observadas ao redor do aparelho ungueal, nas estruturas como cutículas, dobra ungueal proximal, leito ungueal, dobra ungueal lateral e hiponíquio.
É importante sempre examinar todos os dez dedos das mãos e todas as dez unhas. Geralmente as unhas das mãos fornecem informações mais sutis do que as unhas dos pés, porque o trauma comumente muda ou esconde determinadas manifestações clínicas nas unhas dos pés e porque estas crescem mais lentamente.
Deve-se pressionar o dedo para ver se a anomalia pigmentar é totalmente alterada. Este teste pode ajudar a distinguir a descoloração do leito vascular da unha da descoloração da lâmina ungueal.
A iluminação da unha pode ser feita com uma pequena lanterna colocada contra a polpa do dedo e com esta luz incidindo sobre a unha. Se a descoloração no tecido da matriz, a sua posição exata pode ser mais facilmente identificada. Se com a iluminação, a coloração desaparece, é mais provável que a alteração seja no leito vascular.
As mudanças associadas com doença sistêmica (e não por trauma local) ocorrem frequentemente na matriz de modo que a ponta da anormalidade (pigmentação) é geralmente a forma da porção distal da matriz. Para estimar o tempo em que ocorreu o insulto inicial, pode-se medir a distância entre a cutícula e a parte em que há a mudança de pigmentação.
A principal alteração em relação à implantação da unha é a chamada “unha-em-vidro-de-relógio”. Nesta entidade clínica, bastante comum na prática médica, a unha fica convexa em todos os seus sentidos, lembrando um vidro de relógio, e ainda apresenta um ângulo de implantação maior que 160º (em geral de 180º).
Quanto à coloração, a unha apresenta as mesmas variações da pele, podendo ser cianóticas ou pálidas. A alteração da coloração pode ser observada na leuconíquia, na cromoníquia, na melanoníquia, na Síndrome da Unha Amarela, entre outras condições.
Comumente, encontram-se pacientes, em geral homens acima de 40 anos que trabalham na zona rural, que apresentam unhas espessadas, rugosas e com forma irregular. São unhas distróficas, vistas, em geral, em pessoas que trabalham descalças, ou sujeitas a repetidos traumatismos ungueais.
A forma das unhas pode se alterar em estados de desnutrição e hipovitaminoses, adquirindo aspecto de coiloníquia, quando a unha fica deprimida no centro, com aspecto de colher. Também pode haver alteração de forma e superfície em processos infecciosos como as onicomicoses, em doenças inflamatórias da pele, como a psoríase, e em pessoas que lidam com sustâncias cáusticas, como pedreiros e lavadeiras (dermatite de contato). Na psoríase, as unhas muitas vezes apresentam-se com aspecto “picotado”.
As alterações semióticas mais comumente encontradas nas unhas são decorrentes de onicomicoses, que são infecções fúngicas, responsáveis por 15 a 40% das doenças ungueais. Sua prevalência está em crescimento, por fatores como o aumento da incidência de imunodeficiências e do envelhecimento da população e do uso de calçados impermeáveis de poliamida.
 As unhas distróficas também podem ser encontradas em pacientes portadores de isquemia crônica dos membros inferiores, como portadores de insuficiência cardíaca congestiva e doença arterial obstrutiva periférica.O conhecimento dos padrões de uma unha normal e suas possíveis alterações é de extrema importância para a realização de um bom exame físico e, assim, de uma boa avaliação clínica.

O estudo da unhas é também uma fonte de informações em medicina legal e, mais especialmente, criminal. A análise toxicológica das unhas em Medicina Legal também pode revelar os sinais nas unhas produzidos pelo envenenamento por arsênico: faixas brancas transversais em todas as unhas (linhas de Mees).
Tendo em vista o exposto, as unhas apresentam uma variedade de conformações em consonância com diversas entidades patológicas. É interessante notar que mesmo doenças sistêmicas ou localmente distantes podem refletir em alterações nas características ungueais.
As alterações das unhas, ou onicodistrofias, recebem denominações específicas, que serão resumidas a seguir:
- Coiloníquia: unhas em forma de colher, côncavas (anemia ferropriva, policitemia, hemocromatose) - figura acima;
- Hemorragia em estilhaço (splinter): linhas filiformes, longitudinais, de coloração avermelhada escura, na região distal da lâmina unguel (endocardite bacteriana subaguda, estenose mitral, glomerulonefrite, vasculite, traumas locais);
- Hiperqueratose subungueal: espessamento da unha (onicomicoses, unha em telha – unha elevada, em geral encontrada no hálux, por alteração da falange subjacente), dermatoses congênitas;
- Leuconíquia: unhas brancas consequentes a traumatismos ou doença sistêmica ou congênita – a leuconíquia pode ser parcial ou total – pode também ser a presença de pontos ou estrias brancas;
- Linhas de Mees: faixa branca, geralmente única, que não desaparece à digitopressão (malária, intoxicação por arsênico);
Linhas de Muehrcke: faixas brancas paralelas – leuconíquia transversal (hipoalbuminemia, pelagra, doença de Hodgkin, insuficiência renal, anemia falciforme, por ação de paraquat);
Onicofagia: unhas submetidas ao ato compulsivo de roedura pelo paciente;
Onicogrifose: unha em formato de garra – alongamento e espessamento com acentuada curvatura.
Onicólise: separação da lâmina ungueal do leito na sua parte distal – a placa ungueal fica descolada e este descolamento começa na borda distal e progride para a proximal (onicomicoses, causas traumáticas [uso de sapatos apertados, traumas locais, manipulação excessiva por manicures], psoríase ungueal, drogas(fotonicólise por tetraciclina), doenças sistêmicas [vasculopatias periféricas, tireoidopatia]);
Onicorrexe: fragilidade anormal das unhas que se fissuram longitudinalmente – nas formas avançadas, a unha apresenta-se rugosa, estriada e com a extremidade livre amolecida e quebradiça – faz parte da “síndrome das unhas frágeis” – deficiências nutricionais (ferro), desidratação da unha, agressão local da unha por produtos cáusticos e imersão frequente em água;
Onicosquizia: distrofia lamelar – a borda livre da unha apresenta-se fragmentada em duas ou três lâminas superpostas – mais comum em mulheres (associa-se ao hábito de molhar frequente as mãos, exposição a detergentes e solventes orgânicos);
Unha ancarcerada (“encravada”): por fator mecânico, representado por sapatos apertados ou manipulação excessiva por pedicures, mas a hipercurvatura excessiva da unha ou um dedo muito largo também podem fazê-la encarcerar;
Paroníquia: inflamação crônica dos tecidos moles periungueais caracterizada por edema,eritema, dor e saída de secreção purulenta à expressão (traumas locais, unhas das mãos de donas de casa devido à exposição contínua a água e produtos de limpeza – a contaminação fúngica porpode acontecer, mas é sempre secundária;
Unhas de Beau: sulcos transversais resultantes da interrupção temporária funcional da matriz ungueal – uma vez cessada a doença de base, a unha volta a crescer e a posição do sulco vai se tornando cada vez mais distal ao leito ungueal(doença febril pregressa grave, farmacodermias, psoríase, Doença de Raynaud, trauma local);
Unhas amarelas: podem fazer parte da Síndrome da Unha Amarela (entidade rara: unhas amarelas, linfedema e derrame pleural);
Síndrome da unha azul: a lúnula adquire coloração azulada (argiria, Doença de Wilson);
Unhas metade-metade ou Unhas de Terry: a metade proximal da unha é normal ou esbranquiçada, enquanto a porção distal (20-60% do comprimento da unha) pode ser roxa, vermelha ou marrom (doença renal crônica – encontradas em até um terço dos pacientes submetidos a hemodiálise);
Unhas em “vidro de relógio” (unhas hipocráticas): unha com a convexidade exageradas, configurando um aspecto em “vidro de relógio” – descrita acima;
- Unha vermelha: lúnula vermelha, associada a alopecia areata, doença vascular do colágeno, uso de prednisona oral na artrite reumatoide, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, cirrose hepática, urticária crônica, psoríase, intoxicação por monóxido de carbono;
Cromoníquia: unhas de coloração anormal – branco-esverdeada (infecção por pseudomonas), castanho-avermelhado (trauma local por calçados) ou várias outras cores (infecção por fungos, exposição a agentes externos – medicamentos, corantes);
Melanoníquia: coloração acastanhada de origem adquirida da unha (onicomicoses, traumas locais, deficiência de vitamina B12, etiologia racial, lesões névicas da matriz ungueal);
 - Síndrome das unhas frágeis: anomalia heterogênea caracterizada por aumento da fragilidade da placa ungueal – unhas quebradiças; presença de onicosquizia e onicorrexe – afeta quase 20% da população geral, mais em mulheres.